Introdução aos quadrinhos franco-belgas

A indústria de quadrinhos franco-belga é um exemplo monumental do que os quadrinhos podem se tornar um meio de contar histórias para o mundo. Isso é verdade devido à declaração francesa na década de 1960, que se refere ao meio de arte seqüencial (quadrinhos) como “A Nona Arte”. Principalmente desconhecido para o inglês, e especialmente para o público americano, a indústria franco-belga de quadrinhos é um gigante a ser considerado. Nesta peça editorial, examinaremos brevemente a história, a esfera de influência e como a indústria de quadrinhos franco-belga se compara aos seus maiores concorrentes no mundo: Estados Unidos da América e Japão.

Na França, os quadrinhos franco-belgas são comumente referidos como Bande Dessinées ou BDs, o termo francês para “tiras desenhadas”. No entanto, esse é o termo mais amplo da indústria, já que na Espanha eles podem ser chamados Tebeos, do nome TBO, um dos papéis fotográficos fundadores, e na Itália são chamados Fumetti, literalmente “pequenos fumos”, em forma de balões de fala (Sabin, 217) Ao contrário dos quadrinhos americanos ou mangás japoneses, os BDs são empacotados como álbuns e geralmente são publicados em um formato de capa dura mais amplo, semelhante aos livros infantis nos Estados Unidos. Eles cobrem uma grande variedade de mídias, incluindo aquarela, tinta a óleo, tinta, lápis, digital e muito mais. Ao longo dos anos, o meio BD se ramificou através de uma vasta gama de gêneros e públicos-alvo. A indústria franco-belga pode ser dividida em vários estilos, muitos pioneiros de artistas sobre os quais estamos prestes a falar.

Esses estilos incluem, mas definitivamente não se limitam a: Ligne Clare “Clear Line”, Marcielle School, Realiste, Nouveau Realiste, Moderne, Animação, SF Contemporaine e Alternative. A indústria também não é pequena, já que em 2009 a indústria franco-belga valia quase € 330 milhões (367 milhões de dólares à taxa de câmbio atual) vendendo 40 milhões de álbuns de quadrinhos por ano (Davy). Esse método permite que os criadores de quadrinhos recebam pelo menos dois royalties adotando uma abordagem muito diferente do formato da linha de montagem de quadrinhos nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.

O processo e o cronograma de muitos quadrinhos franco-belgas diferem do método de saída com estilo da fábrica de super-heróis americana. Os quadrinhos de super-heróis americanos, bem como muitos títulos independentes, separam os principais papéis no processo de criação dos quadrinhos, como: escrever, escrever, escrever, colorir, colorir, rotular e editar. Enquanto os quadrinhos franco-belgas normalmente correspondem a um editor e as tarefas são divididas entre uma, duas, talvez três pessoas. A contribuição da quantia pode se confundir com tarefas sobrepostas, dependendo do título. O que outras pessoas estão dizendo

Os Estados Unidos eram uma das únicas indústrias de quadrinhos até a Primeira Guerra Mundial, Alain Saint-Ogan criou a primeira série de sucesso intitulada Zig et Puce em 1925. Antes dele, havia muitos quadrinhos de origem européia, alguns usando narração seqüencial, mas o diálogo era tipicamente colocado em um formato de página de ilustração abaixo da imagem (Sabin). Ainda existem alguns quadrinhos franco-belgas modernos publicados com esse estilo de diálogo. Saint-Ogan foi um dos primeiros a popularizar técnicas na Europa já utilizadas nos Estados Unidos, como balões de palavras. Nenhuma história de origem dos quadrinhos franco-belgas pode ser contada sem a menção de uma das maiores: Les Adventures de Tintin (As aventuras de Tintin). Tintin foi criado em 1929 por um cartunista belga chamado Georges Réme, que pode ser mais conhecido por seu pseudônimo, Hergé.

“O personagem era essencialmente um escoteiro, vestido com mais de quatro, que se envolve em locais exóticos – África, Extremo Oriente, América do Sul e até a lua.” (Sabin, 217). A série começou como um complemento para jovens no jornal belga Le Vingtiéme Siéle, depois transferido para o principal jornal Le Soir e, finalmente, para a revista Tintin (Sabin, 217). O personagem de Tintin viaja por essas aventuras com seu amigo Capitão Haddock e seu cachorro branco, Snowy. Com o tempo, o estilo usado em Tintin foi chamado de Ligne Claire ou “Clear Line” devido à precisão das linhas e à falta de sombras ou destaques graduados. Ele desenvolveu um grande número de seguidores e respeito, em parte devido a cada história ser cuidadosamente pesquisada, geralmente por uma equipe de criadores do Studios Hergé (Hergé Studios) (Sabin, 218).

Depois que uma série de páginas foi lançada no jornal, elas foram coletadas em álbuns em cores, de capa dura e de estilo colecionável, comercializados para qualquer pessoa entre 7 e 70 anos. Até hoje, o Tintin foi publicado em mais de 70 idiomas, com mais de 200 milhões de cópias. cópias. Nos mercados americano e britânico, no entanto, Tintin nunca foi comercializado para adultos, mas foi publicado diretamente em livrarias e bibliotecas públicas para crianças (Sabin, 218). Tintin é um ótimo exemplo da divisão entre os mercados de quadrinhos britânico / americano e os mercados franco-belga em relação à exposição do público.

Tintin iniciou um “modelo que outros títulos seguiriam: especificamente, para ‘pré-publicar’ em uma revista regular da banca de jornal e, em seguida, republicar as histórias individuais em forma de álbum mais tarde” (Sabin, 219). Esse processo e estratégia de marketing foram utilizados como modelo para futuras publicações nas indústrias franco-belgas. Os quadrinhos não eram apenas para crianças, mas podiam atrair apelo em massa e ser facilmente traduzidos para mercados maiores.

A criação de Tintin não foi a única influência no estilo editorial franco-belga da indústria. Tintin e outros quadrinhos franco-belgas foram autorizados a florescer sem competição durante a ocupação nazista da Segunda Guerra Mundial, e continuaram sob a lei de 1949 que proibia efetivamente os quadrinhos americanos de entrar na França. Os protestos comunistas franceses sobre o “imperialismo cultural” e a necessidade de heróis franceses mais patrióticos criaram um ambiente no qual os quadrinhos franco-belgas foram autorizados a se desenvolver em grande parte intocados por indústrias externas (Sabin, 219).

Isso permitiu que os quadrinhos na França continuassem desenvolvendo seu próprio sistema, concentrando-se em um mercado doméstico sem competir com influências externas, como os Estados Unidos e depois o Japão. A partir desse período, o próximo produto de grande sucesso do sistema de álbuns foi ‘Astérix: The Gaul’. Isso foi ilustrado por Albert Uderzo e escrito por René Goscinny. Os quadrinhos seguiram Gália, Getafix e Obelix em uma série humorística de encontros rebeldes com o Império Romano em 50 aC. Embora seja mais expressivo estilisticamente para Tintin, com mais emoção física, Astérix ainda segue o estilo Ligne Claire, mas emprega uma variação maior da largura da linha do que o exemplo de ligne claire definido por The Adventures of Tintin. Pode-se dizer que “Astérix faz parte da identidade nacional francesa” devido ao seu contexto histórico. Embora ambientado em 50 aC na Gália ocupada romana (França), foi lançado em 1959 quando o clima político da França foi pego entre as crescentes superpotências americanas e soviéticas (Davy).

O fato de podermos olhar para Astérix e encapsular seu contexto histórico e relevância na época fala muito sobre como os quadrinhos franco-belgas impactam a sociedade e a cultura. Embora os quadrinhos de todo o mundo possam encapsular períodos de tempo e influências, a indústria franco-belga capitaliza o contexto histórico e a colocação dos quadrinhos para inserir sua importância na sociedade.